Tours Essenciais

Tomar, os Templários e o Castelo de Almourol

Tomar é famoso por ter albergado na Idade Média a Ordem dos Templários, a ordem religiosa militar que ali se instalou após o regresso das Cruzadas. Quando foi extinta na Europa deu origem em Portugal à Ordem de Cristo e permaneceu no Convento de Cristo dentro das muralhas do Castelo medieval. Todo este complexo é classificado de Património Mundial. Descendo para o centro de Tomar nada como explorar as ruas geométricas, visitar a Sinagoga do século XV e a Igreja de São João Baptista. Constância merece uma paragem a caminho do Castelo de Almourol localizado numa ilha do Rio Tejo. Se for de sua preferência podemos incluir tempo para um passeio de caiaque no rio junto ao castelo ou um mergulho numa praia fluvial da albufeira de Castelo de Bode.

Este Tour é flexível e será programado de acordo com os seus interesses.

◊ Visite o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo dentro das suas muralhas, um lugar pleno de história classificado Património Mundial


◊ Explore as ruas da baixa de Tomar, visite a antiga Sinagoga e a lindíssima Igreja de São João Baptista. Não se esqueça de provar os doces deliciosos de Tomar


◊ Faça uma paragem na pitoresca Constância onde se diz que viveu em tempos Camões e aventure-se a remar na confluência do Rio Zêzere com o Rio Tejo (opcional)


◊ Visite o Castelo de Almourol situado numa ilha no Rio Tejo


◊ Se o tempo o permitir dê um mergulho numa magnífica praia fluvial no grande lago de Castelo do Bode

As atracções que o vão apaixonar…

Castelo de Tomar e Convento de Cristo

tomar05

Quando Tomar foi conquistada ao mouros foi oferecida à Ordem dos Templários em 1159. Visite o castelo medieval e o Convento de Cristo dentro das muralhas. No Convento destaca-se a “Charola”, uma impressionante capela circular do século XII. Também se pode observar a famosa janela manuelina (rei Manuel I) representa um estilo arquitectónico que se impôs em Portugal e remete para a grandiosidade dos Descobrimentos.

Tomar

A baixa de Tomar é um conjunto urbano de ruas com traçado geométrico dominado pela colina do Castelo. A Sinagoga antiga do século XV é um bom exemplo da presença dos judeus em Portugal até ao século XVI quando receberam ordem de expulsão pelo Rei D. Manuel I. A Igreja de São João Baptista é uma pérola manuelina no coração da cidade na Praça da República e virada para o Castelo. Prove os famosos doces de Tomar.

tomar08

Constância

tomar09

Constância é uma pequena vila que fica na confluência do Rio Zêzere com o Rio Tejo. É muito agradável de explorar pelas suas ruas pitorescas em redor do castelo. Diz-se que Camões viveu aqui uns tempos. Se quiser dar um passeio de caiaque no rio e apreciar a natureza podemos incluir no programa.

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol foi tomado aos mouros em 1129 e oferecido aos Templários. Tornou-se então numa peça importante da linha de defesa do Rio Tejo. A sua localização oferece uma paisagem magnífica a este vale pois fica numa ilha no rio. A visita é feita através de um pequeno bote que faz a ligação à ilha.

tomar11

Aldeia da Mata

tomar12

Aventure-se em algo diferente numa Tour e dê um mergulho nas águas quentes da albufeira de Castelo do Bode, como os locais fazem. Termine assim o dia com um momento relaxante numa paisagem fantástica. No Verão, esta praia fluvial tem nadador-salvador e uma estrutura de apoio.

Caso não esteja interessado nesta actividade ou o tempo não o permitir ajustaremos o programa dando mais atenção a outro lugar.

Veja o itinerário deste Tour no mapa ao lado.

tour_tomar_mapa

Explore as maravilhas de Portugal !!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *