Évora e o Alentejo
Este Tour parte para este de Lisboa em direcção ao coração do Alentejo, a maior e menos povoada região de Portugal. Aqui o território é formado por vastas planícies onde a agricultura de larga escala produz alguns dos mais importantes produtos portugueses como o azeite, vinho e cortiça. Évora é a capital do Alentejo e uma cidade histórica de Portugal onde a monarquia passou algum tempo e construiu importante património. A universidade é a segunda mais antiga do país e toda a cidade é classificada como Património Mundial pela UNESCO. A melhor maneira de visitar Évora é explorar a pé o centro da cidade começando pela Praça Giraldo. Visite a Igreja de Santo Antão e suba a colina até à Catedral do século XIII, o impressionante Templo Romano de Diana do século I D.C. Descendo novamente para o centro, encontrará a Igreja de São Francisco com a sua assustadora Capela dos Ossos. Quando sairmos de Évora visitaremos o Cromeleque dos Almendres, uma das mais importantes estruturas megalíticas da Europa. Se horário o permitir poderemos ainda passar por Arraiolos ou Montemor-o-Novo para um vislumbre de uma pequena vila alentejana e a vista do seu castelo medieval sobre a planície.
Este Tour é flexível e será programado de acordo com os seus interesses.
As atracções que o vão apaixonar…
Évora
Évora foi classificada Património Mundial pela UNESCO em 1986. É uma das mais antigas cidades históricas de Portugal com origem no período romano. A Universidade é a segunda mais antiga do país depois de Coimbra. Na era dourada dos Descobrimentos Portugueses, os Reis permaneciam longas temporadas em Évora e o Palácio Manuelino ainda existe. Hoje é uma cidade que combina maravilhosamente a história com a modernidade, cativando para o seu perímetro industrias de ponta. A gastronomia no Alentejo é memorável e pode desfrutar dela em Évora.
Catedral e Templo Diana
A Catedral do século XIII é única com duas torres diferentes. Pode subir ao seu telhado e ter vistas incríveis da planície alentejana bem como da cidade naturalmente. Ao lado da catedral pode admirar o Templo de Diana que conserva as suas colunas ao fim de 2000 anos tendo feito parte da importante cidade romana de Ebora.
Capela dos Ossos
A Igreja de São Francisco é gótico-manuelina do fim do século XV, construída no apogeu dos Descobrimentos. No seu interior pode encontrar a famosa Capela dos Ossos, construída nos séculos XVI e XVII com ossos humanos e caveiras. Foi ideia de três monges franciscanos de modo a provocar a reflexão em como a vida é efémera.
Cromeleque dos Almendres
Este é um dos mais importantes monumentos megalíticos no mundo. Tem 95 menires de pé que datam 7000 anos. Em alguns podem ainda ver-se vestígios de imagens gravadas que podem contudo ser difíceis de identificar. O monumento está associado ao período em que os habitantes desta região se tornaram mais sedentários e procuraram potenciar a fertilidade das terras para a agricultura.
Montemor-o-Novo / Arraiolos
Se tivermos tempo disponível ainda passaremos numa destas duas vilas e sentir o Alentejo profundo com a sua vida simples, a sua arquitectura característica, as paisagens infinitas e a simpatia e afabilidade das gentes alentejanas.
Explore as maravilhas de Portugal !!!