Tours Essenciais

Batalha, Nazaré, Óbidos e Prova de Vinhos

Neste Tour exploramos o que os portugueses chamam a região do Oeste, correspondente à costa atlântica a norte de Lisboa e os seus vales interiores. Está associada a paisagens verdes e montanhosas, tempo fresco, praias selvagens e património histórico valiosíssimo. A nossa Tour mostrará um pouco de tudo. O importante Mosteiro da Batalha é um dos melhores exemplos do Gótico português, foi mandado construir pelo Rei João I que aqui jaz com a sua esposa e filhos, sendo um deles o famoso Infante D. Henrique, grande impulsionador dos Descobrimentos Portugueses. Óbidos é uma pitoresca vila medieval e Nazaré é uma estância costeira com uma bonita praia urbana e uma outra que atrai surfistas de todo o mundo para surfar as maiores ondas do planeta. Uma visita ao Santuário de Fátima poderá ser incluída neste Tour caso esse seja o seu desejo, apesar de não o mencionarmos no Plano A. Trata-se de um lugar religioso/espiritual mais que um monumento e deixamos a sua visita ao seu critério pessoal. Temos outras sugestões em alternativa.

Este Tour é flexível e será programado de acordo com os seus interesses.

◊ Visite o Mosteiro da Batalha, o monumento gótico que é Património da Humanidade


◊ Impressione-se na Nazaré com a praia e vila vistas do alto de uma falésia e mesmo ao lado a praia das ondas gigantes que atrai surfistas de todo o mundo


◊ Dependendo do nosso tempo podemos fazer uma paragem na Foz do Arelho para apreciar as magníficas paisagens do Atlântico e da Lagoa de Óbidos assim como avistar as Ilhas Berlengas


◊ Explore o castelo e as típicas ruas de Óbidos onde poderá também beber uma “ginginha” num copo de chocolate


◊ Disponha de algum tempo para visitar uma quinta vinícola e provar os maravilhosos vinhos do Oeste (opção A)


◊ Se preferir sentir a espiritualidade do Santuário de Fátima, começaremos a Tour aqui (opção B)


◊ Se não quiser visitar Fátima e não estiver interessado em vinhos, temos como alternativa a visita ao Mosteiro de Alcobaça que fez parte da história da fundação de Portugal (opção C)

As atracções que o vão apaixonar…

Mosteiro da Batalha

Por volta de 1383 Portugal estava perto de cair nas mãos de Castela, mas depois da vitória numa batalha decisiva, o novo Rei João I ordenou a construção de um mosteiro grandioso no local da batalha como celebração. É um dos maiores monumentos góticos em Portugal e Património da Humanidade. Na Capela do Fundador estão os túmulos dos Rei João I a sua mulher Filipa de Lencastre e os seus filhos, incluindo o famoso Infante D. Henrique. Os claustros do mosteiro são lindíssimos.

Nazaré

Nazaré tem um dos mais importantes portos de pesca do país mas também uma bonita praia com um grande areal mesmo no centro da vila. Do topo da falésia norte, o Sítio ao qual se pode subir de elevador desde a vila, há um miradouro com vistas fantásticas para a Nazaré. Aí também fica o principal acesso ao farol da Praia do Norte onde se formam as maiores ondas do mundo e onde chegam os mais corajosos surfistas.

Foz do Arelho

Foz do Arelho merece uma paragem (caso o plano o permita) pelo menos para observar a bonita Lagoa de Óbidos e a encantadora aldeia costeira, mas também para caminhar nos passadiços de madeira na parte norte da lagoa e desfrutar da brisa atlântica enquanto se contempla as ondas do mar ao longo da baía e as Ilhas das Berlengas ao fundo.

Esta paragem só ocorrerá se o tempo disponível para o resto do Tour o permitir.

Óbidos

Óbidos é uma das mais pitorescas vilas medievais em Portugal. As muralhas do castelo são magníficas e as estreitas ruas pedonais preenchidas com casas brancas são encantandoras . Dentro das muralhas os monumentos em destaque são a Igreja de Santa Maria, Igreja da Misericórdia, Igreja de São Pedro e Pelourinho. Fora das muralhas destacam-se o Aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

Prova de Vinhos (opção A)

A Região do Oeste é uma das regiões demarcadas de vinho. Uma vez que a produção de vinho é uma industria tão importante para Portugal e para a tradição e cultura do seu povo, decidimos incluir a visita a uma quinta vinícola onde se pode explorar as vinhas com a explicação de um guia e provar diferentes tipos de vinho provenientes das mesmas vinhas. Tipicamente a visita dura uma hora e meia.

Fátima (opção B)

O Santuário de Fátima é um dos mais importantes locais católicos da Europa. A primeira aparição de Nossa Senhora ocorreu em 1917 e a primeira pedra da Basílica foi lançada em 1928. Desde então milhões de peregrinos vêm a Fátima de todos os cantos do mundo. Em Portugal caminham durante dias até aqui chegar no dia 13 de Maio. Em 2007 uma moderna Basílica foi inaugurada no terreiro com 9000 lugares.

Mosteiro de Alcobaça (opção C)

O Mosteiro de Alcobaça foi fundado em 1153 por D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal e ofereceu-o à Ordem de Cister como comemoração pela conquista de Santarém aos mouros. Foi o primeiro monumento gótico em Portugal. Dentro da igreja estão os túmulos do rei D. Pedro e Inês que deram origem à mais famosa história de amor em Portugal.

Veja no mapa ao lado o itinerário deste Tour.

Explore as maravilhas de Portugal !!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *