Centro

Os roteiros descritos focam muito os percursos sugeridos no mapa e a perspectiva visual através da lente da câmara para que possa facilmente escolher os lugares com mais interesse e criar o seu próprio percurso. Considerando esta informação poderá depois consultar diversos guias de viagem e páginas web para aprender mais sobre cada lugar. Ainda assim, pergunte-nos o que quiser sobre os itinerários e os locais. Será um prazer ajudar.

Roteiros

  • Pinhal Interior
    Tomar – Dornes – Fragas de São Simão – Pedrogão Pequeno – Álvaro – Orvalho – Lousã – Conimbriga
  • Beira Interior Sul
    Vila Velha de Rodão – Castelo Branco – Idanha-a-Velha – Monsanto – Sortelha – Belmonte – Covilhã – Seia – Piodão
  • Beira Litoral
    Coimbra – Penacova – Luso – Caramulo – Aveiro – Costa Nova – Praia de Mira – Figueira da Foz
  • Beira Interior Norte
    Guarda – Almeida – Castelo Rodrigo – Castelo Melhor – Vila Nova de Foz Côa – Marialva – Trancoso – Viseu

Pinhal Interior

Partindo para este itinerário em Tomar, podemos explorar o belo lago da barragem de Castelo do Bode, a mais antiga do vale do Rio Zêzere construída para abastecer Lisboa de energia. Neste grande lago, encontram-se nas suas ramificações maravilhosas praias fluviais, como a Aldeia do Mato, Penedo Furado e Trízio. Em seguida, passamos para Dornes, uma bela vila na margem do lago.

Seguindo para o norte, chegamos a Fragas de São Simão, uma área de cascatas e piscinas naturais, trilhos na floresta e recentemente um novo passadiço de madeira. Indo agora para o interior, encontramos outro grande lago na barragem do Cabril. Nesta área existem vários destaques em várias categorias. Pedrogão Grande é a vila principal e tem uma bela piscina artificial no lago. Do outro lado do rio, Pedrógão Pequeno é pitoresco e faz parte do circuito das aldeias de xisto. Descendo o rio Zêzere, depois da barragem, encontramos um pequeno paraíso no Moinho das Freiras, um local para nadar absorvendo o silêncio da natureza, ou iniciar um passeio de caiaque. Nas proximidades, há uma ponte do século XVI.

A partir de Pedrógão Pequeno, faça uma pequena paragem junto ao Zêzere na Madeirã antes de seguir para Álvaro, percorrendo a bela paisagem da Serra de Alvelos. Em Álvaro desfrute da forma como o rio curva como uma cobra, uma orografia conhecida como Meandros do Zêzere. Álvaro é uma aldeia de xisto e tem uma piscina no rio de águas mornas.

Antes de partir para as maravilhas da Serra da Lousã, dê uma vista de olhos aos novos passadiços do Orvalho e às praias fluviais naturais de Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo. Na Lousã ficam algumas belas aldeias de xisto em impressionantes paisagens de montanha. Termine o itinerário nas ruínas romanas mais importantes de Portugal em Conimbriga .

Beira Interior Sul

Iniciamos este roteiro em Vila Velha de Rodão onde podemos fazer um passeio de barco no rio Tejo para passar pela bela formação geológica das Portas do Rodão e observar uma grande colónia de grifos. Em seguida, damos uma olhada nas Portas de Almourão e seguimos para Castelo Branco, a interessante capital da região.

Seguimos para as três aldeias históricas de Monsanto, Idanha-a-Velha e Penha Garcia onde são lindas as tradicionais casas de pedra. Sortelha é a próxima e também uma aldeia tradicional de pedra, mas um pouco mais longe. Perto desta área encontra-se a Reserva Natural da Malcata, que alberga um habitat importante para o lince ibérico. Continuamos para Belmonte, uma vila histórica que criou dois interessantes museus baseados em factos importantes da sua história. Por um lado, é o local de nascimento de Pedro Álvares Cabral, o navegador português que descobriu o Brasil em 1500. Depois, manteve uma das comunidades judias mais importantes de Portugal até os dias de hoje.

Passamos agora para a Covilhã , uma importante cidade do interior com uma universidade e porta de entrada oriental para a Serra da Estrela, a cordilheira mais alta de Portugal continental, atingindo 2000 metros. Quando chegamos às Penhas da Saúde a 1600 m começamos a sentir o agreste e a beleza destas montanhas onde neva com frequência. Podemos dar uma olhada no vale glaciar onde o Zêzere nasce em direcção a Manteigas. Em seguida, iremos até a Torre, o ponto mais alto, onde existe uma pequena estação de esqui.

No lado oeste da Serra da Estrela descemos até Seia passando pela bela Lagoa Comprida e a vila do Sabugueiro onde podemos comprar o incrível Queijo Serra da Estrela. Em Seia visitamos o Museu do Pão e seguimos em direcção a Piodão, provavelmente a aldeia de xisto mais famosa e depois a Foz d’Égua um sítio único nas proximidades.

Beira Litoral

Coimbra era a capital de Portugal antes de Lisboa. Antes de partir para este passeio não deixe de desfrutar das belezas desta cidade tão querida aos portugueses. O palácio real do século XIII ainda existe em grande parte e é hoje o edifício principal da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. A biblioteca do século XVIII ao lado da universidade é uma obra de arte. No centro da cidade fica a Igreja de Santa Cruz, onde pode encontrar o túmulo do primeiro rei de Portugal Afonso I. O Fado de Coimbra também é algo especial aqui, pois é diferente do fado de Lisboa. É cantada por alunos da universidade em capas pretas e com diferentes cordas na guitarra portuguesa.

Saindo de Coimbra pelo vale do Mondego chegamos a Penacova e depois rumamos para o Luso, uma pequena vila na serra que abriga um famoso centro termal. No topo dessa montanha existe um antigo palácio real agora transformado em hotel, o Bussaco Palace Hotel. O parque ao redor foi construído pelo rei com espécies de plantas e árvores de todo o mundo.

Depois seguimos para a Serra do Caramulo, uma serra muito bonita com vistas incríveis em todas as direcções. O maior Museu do Automóvel de Portugal está aqui. No regresso à costa faremos um pequeno desvio até São Pedro do Sul, também uma tradicional estância termal com várias maravilhas da natureza em redor. Se lhe for mais conveniente visite Viseu agora, se não o fizer no próximo itinerário referido. É uma cidade importante que vale a pena visitar.

Agora dirigindo para oeste chegaremos a Aveiro, uma importante capital regional e cidade universitária. É frequentemente chamada de Veneza de Portugal porque fica num labirinto de canais que podem ser explorados nos tradicionais barcos “moliceiros”. Esta área de canais é protegida do mar com apenas uma saída para os barcos. Do lado do mar as praias são incríveis, como a Barra com seu imponente farol ou a Costa Nova com suas tradicionais casas de listas coloridas. Se desejar, pode dirigir para o sul passando pelas longas praias de Mira e da Figueira da Foz.

Beira Interior Norte

Guarda é a cidade mais alta de Portugal e também um bom ponto de partida para explorar a Serra da Estrela. É uma capital regional e uma cidade encantadora com casas de pedra tradicionais das regiões montanhosas de Portugal.

Este roteiro também poderia ser chamado de “O Tour dos castelos medievais” porque mostrará um conjunto de pequenas vilas destacadas pelas muralhas e torres do castelo medieval que se impõem na paisagem da região. Esses fortes costumavam ser a linha avançada de defesa militar das batalhas contra Castela. Na mesma categoria incluiremos Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Castelo Melhor, Marialva e Trancoso. Se é um fã de história medieval, terá muito que desfrutar. Deixamos Almeida à parte dos restantes por se tratar de uma espectacular fortificação em forma de estrela com 12 pontas do século XVII, um sistema de defesa único na Europa. A cidade fica dentro do forte.

A outra grande atracção deste roteiro é um dos locais mais importantes do mundo de arte pré-histórica do Paleolítico. Em todo o vale do Côa podemos observar animais esculpidos nas pedras há 25.000 anos. O Museu e a área circundante estão muito bem organizados.

Terminamos este passeio em Viseu, uma bonita cidade com um belo centro histórico onde se destaca a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Esta região foi a cidade natal de Viriato, o famoso chefe “lusitano” de 180 a.C. que lutou contra os invasores romanos.