Tours Autênticos

Linhas de Torres, Mafra e Ericeira

Depois da segunda invasão francesa de Portugal pelo exército de Napoleão em 1809, o exército inglês, aliado de Portugal, liderado por Arthur Wellesley (mais tarde Duque de Wellington) projectou três linhas defensivas com 152 fortes 40 km em redor de Lisboa para prevenir uma nova invasão que acabou por acontecer. O resultado desta magnífica estratégia pode hoje ser visto em alguns sítios e melhor compreendido em seis centros interpretativos. Visite esta região verde e montanhosa para testemunhar ao vivo a história de Portugal. A derrota dos franceses na terceira invasão de Portugal diz-se que foi o início da caminhada até à derrota final de Napoleão em Waterloo. Depois visite o impressionante Palácio Nacional de Mafra que foi usado pelos franceses como quartel-general, mas fundamentalmente representa o auge do barroco em Portugal. Termine o dia passando pelo Forte do Zambujal em direcção à Ericeira, a pérola da costa oeste perto de Lisboa, famosa pelo surf e com um centro pitoresco que oferece o melhor pôr-do-sol.

Este Tour é flexível e será programado de acordo com os seus interesses.

◊ Visite o Centro de Interpretação das Linhas de Torres no Sobral de Montagraço para melhor compreender o que vai ver no resto do dia


◊ Visite o Forte de Alqueidão, um dos maiores e mais bem preservados


◊ Visite o Palácio Nacional de Mafra, o maior edifício barroco em Portugal, com destaque para a majestosa basílica que contém seis orgãos, dois carrilhões de 98 sinos e dentro do palácio a fabulosa biblioteca


◊ Visite o Forte do Zambujal, o penúltimo antes da costa, bem preservado e com vista do mar no horizonte


◊ Explore a Ericeira, a mais pitoresca estância balnear perto de Lisboa, famosa pela reserva mundial do surf e pelo seu centro histórico encantador com um pôr-do-sol inesquecível

As atracções que o vão apaixonar…

Centro de Interpretação

Interpretation Center

No Centro de Interpretação do Sobral terá uma visita guiada que o fará entender a Guerra Peninsular, as três invasões francesas do reinado de Napoleão e a brilhante estratégia do Duque de Wellington que construiu três linhas de defesa de Lisboa com 152 fortes resultando na derrota do exército francês, o início do percurso até à capitulação final em Waterloo.

Forte de Alqueidão

O Forte de Alqueidão teve o papel mais importante na primeira linha de defesa como centro de comando. Com a sua altitude de 439 m tinha contacto visual com a Serra do Socorro por onde se fazia a comunicação com a frota no mar em frente. O quartel-general do Duque de Wellington era também aqui perto.

Alqueidão Fortress

Palácio Nacional de Mafra

Mafra National Palace

Este grande palácio barroco foi construído no início do século XVIII pelo Rei D. João V beneficiando ainda das receitas do ouro vindo do Brasil. É um edifício imponente com alguns destaques valiosos como a biblioteca, considerada uma das mais bonitas do mundo, o convento, os apartamentos reais e a basílica com 6 orgãos (por vezes há concertos) e dois carrilhões nas torres que totalizam 98 sinos.

Forte do Zambujal

O Forte do Zambujal está incluído na segunda linha de defesa e mantém preservado o seu formato inicial com as várias funções militares. No seu auge continha 250 soldados equipados com dois canhões. Está em linha com o Rio Lizandro e com o mar no horizonte.

Zambujal Fortress

Ericeira

Ericeira

Ericeira é uma das vilas mais pitorescas perto de Lisboa. As ruas estreitas de casas brancas são encantadoras. Pode aqui provar o melhor peixe fresco e marisco e tudo o que o mar oferece. A Ericeira também é famosa por ser uma Meca do surf e ter um pôr-do-sol inesquecível. Da Ericeira partiu para o exílio o último rei de Portugal quando se deu a revolução republicana em 1910.

Veja o itinerário deste Tour no mapa ao lado.

tour_linhastorres

Explore as maravilhas de Portugal !!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *